A “Liga de Algés”, abreviadamente assim conhecida, é uma Instituição fundada em 5 de Agosto de 1912, com um rico historial.
Alguns dos Sócios Fundadores
Em 1915 a “Liga de Algés” instalou-se nos dois primeiros pisos e logradouro anexo de um edifício mandado construir pelo sócio e benemérito Sr. Eduardo Augusto Pedroso, sito na Rua Ernesto da Silva, Nº 95, com uma renda de 16 escudos e 67 centavos.
1º Contrato de Arrendamento
Na sua génese as actividades da Instituição eram fundamentalmente de carácter cívico, social e recreativo. A Liga dedicou-se a uma notável e interessante obra de assistência e beneficência, mantendo um pavilhão onde era distribuída uma sopa aos pobres, levando auxílios monetários a gente necessitada, pagando rendas de casa, comprando enxovais para crianças e mantendo uma creche.
Durante 36 anos, a Liga foi quase exclusivamente uma instituição de Benemerência e de Defesa de Direitos, “função hoje atribuída às Juntas de Freguesia – como por exemplo os problemas do chafariz, das estações dos caminhos-de-ferro e das escolas primárias”*, assim como da iluminação das ruas, do rio de Algés, etc.
Em 1948, ou seja, 36 anos após a sua fundação, a Liga deu os primeiros passos na patinagem.
Construiu-se um recinto desportivo aberto, no terreno anexo à sede, onde usualmente se organizaram “festas que deram brado”, verbenas, récitas e bailes que se tornaram famosos.
Inauguração do Recinto Desportivo
Este recinto tinha 32m x 16m, quase as medidas mínimas oficiais, com vedação de ferro. Abriu ao público, com patins para alugar. “Nas varandas da própria sede ficavam os camarotes para os clubes e para a imprensa. Os espectadores ficavam distribuídos entre duas zonas descobertas, desniveladas, para não prejudicar a visibilidade. O equipamento já tinha sido escolhido – o tradicional bordeaux na camisola e calções brancos.
Neste mesmo ano nascia o Hóquei Patins na Liga.
Uma das primeiras equipas de Hóquei em Patins
No seu palmarés a Liga conta com o título de Campeões Nacionais da 2ª divisão em 1967, um campeonato que foi vencido com todo o brio e esforço pelos jogadores e que constitui ainda hoje o maior título já conquistado pela Liga de Algés.
Equipa Campeã Nacional da 2ª Divisão
Em 1962 a Liga celebra as suas Bodas de Ouro, com vários dias de celebração em que se celebrou missa, se organizou um Bodo a 50 pobres, a doação de vestuário a 5 crianças, um Festival Desportivo, uma Sessão Solene seguida de Gala, entre outras celebrações.
No final dos anos 60, também o Andebol fez a sua aparição na Liga de Algés, com grandes resultados e alguns títulos, mas que por razões de ordem financeira, em meados dos anos 80 a modalidade foi obrigada a desaparecer, ficando porém, na história deste clube todos os seus feitos e todas as suas equipas.
Equipa de Andebol da Liga de Algés
A Patinagem Artística nasceu na Liga em 1976, e desde o início a Liga teve nos seus quadros grandes patinadoras conquistando títulos atrás de títulos ao longo dos anos tornando-se numa das mais conceituadas escolas de Patinagem Artística Nacional, destacando-se o título de Campeã da Europa conquistado pela atleta Daniela Sardinha, no ano de 2013.
Escola de Patinagem Artística
É em 1977 que a Liga faz a escritura de aquisição da sua Sede.
Em 1978 são terminadas as obras da cobertura e fecho do recinto desportivo, o que veio beneficiar o desenvolvimetno da atividades desportivas.
Com o desenvolvimento das atividades desportivas a Liga veio a receber o estatuto de Pessoa Coletiva de Utilidade Pública, no ano de 1982.
Em 2005, duas seccionistas da Patinagem Artística, que mais tarde viriam a integrar a Direção do Clube, para melhorarem as instalações para a prática da modalidade, iniciaram um processo que terminou com as obras de remodelação do piso do ringue.
Em 2012, celebra-se o 1º Centenário, com o descerramento de Placa comemorativa e almoço com os Sócios, entididades oficiais convidadas, atletas e ex-atletas, e outros convidados. Foram também atribuídos Diplomas de Sócios de Mérito a alguns atletas de relevo que elevaram o nome do Clube durante o seu período de prestação desportiva com em representação da Liga de Algés.
A Patinagem de Velocidade nasceu na Liga de Algés em 2012 e desenvolveu-se no Clube até 2016.
Equipa de Patinagem de Velocidade da Liga de Algés
O Futsal, começou a praticar-se na Liga, no ano de 2013, de início apenas a nível lúdico. Em 2014 a Liga federou a sua 1ª equipa de Benjamins, tendo a sua escola vindo a crescer. Em 2015 federou mais uma equipa, de Infantis e em 2016 federou mais o escalão de Iniciados. Em 2017 a Liga conta com uma equipa de Traquinas/Petizes e nos escalões federados, com as equipas de Benjamins, Infantis e Juvenis.
Equipa Futsal Petizes/Traquinas
O ano de 2014 afigurou-se como um ano de novas apostas a nível da oferta das atividades físicas na Liga de Algés, sendo que em Outubro, a Liga inaugurou o seu primeiro Ginásio.
Em 2015, Iniciou-se a prática do Karaté na Liga de Algés.
Karaté Equipa
Em 2016, fruto de renovação e requalificação das suas instalações, inaugurou-se o Ginásio 2.
Fruto desta renovação, também em 2016, iniciou-se a prática de Ténis de Mesa, no Clube.
Ténis de Mesa – Jogo
Neste momento praticam-se na Liga as atividades físicas de Pilates, Fitness, Krav Maga, Ténis de Mesa e Karaté, sendo estas duas modalidades a nova aposta ao nível do Desporto Federado, na Liga de Algés.
Contam estas modalidades já com diversos podios, entre eles a conquista do título de Vice-Campeã Regional Iniciados, na modalidade de Karaté.
Em 2017, com o espaço da Sede todo renovado, começou a funcionar a Universidade Senior, Núcleo Senior da Liga de Algés.