Psicologia do Desporto

A Liga de Algés tem um gabinete de Psicologia do Desporto orientado pelo  Professor António Rosado.

O Professor António Rosado é especialista em Psicologia do Desporto e do Exercício, e, em Psicologia Social e das Organizações, certificado pela Ordem dos Psicólogos com cédula profissional nº 006875 e leciona, na Faculdade de Motricidade Humana – FMH – há mais de 30 anos, nas áreas da Psicologia e da Pedagogia das Atividades Físicas e Desportivas, Formação Desportiva, Inclusão em Educação Física, Psicologia Organizacional,Métodos de Investigação em Psicologia e Processos Emocionais.

(ver abaixo CV resumido)

 

A Psicologia do Desporto na Liga da Algés está ao alcance de todos:

Atletas, Treinadores, Praticantes, Técnicos, Sócios e Colaboradores

 

CURRICULUM VITAE

Síntese

ANTÓNIO FERNANDO BOLETO ROSADO

2017

IDENTIFICAÇÃO:

ANTÓNIO FERNANDO BOLETO ROSADO, filho de Joaquim António Rosado e Felicidade Maria Boleto, nascido em Vimieiro, Arraiolos, com o bilhete de identidade nº 5506877 de 04-12-2001, Lisboa, com endereço da Rua João Villaret, nº 36, 3º C, 2620 – 280 Ramada e nº de contribuinte 141698063.

HABILITAÇÕES ACADÉMICAS:

Professor Catedrático da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa. Agregação pela Universidade Técnica de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana. Aprovado por Unanimidade. Doutoramento em Motricidade Humana, no ramo de Ciências do Desporto, realizado na Faculdade de Motricidade Humana, com tese intitulada Observação e Reacção à Prestação Motora.

Estudo da Competência de Diagnóstico e Prescrição Pedagógica em Tarefas Desportivas, com Aprovação por Unanimidade com Distinção e Louvor. O júri foi constituído pelo Vice-reitor da Universidade Técnica de Lisboa, Prof. Doutor Alfredo Jorge Silva, pelo Prof. Doutor Maurice Piéron da Universidade de Liège, Prof. Doutora Margarida Leal da Universidade de Lisboa, Prof. Doutor António Paula Brito, Prof. Doutor Pedro Sarmento, Prof. Doutor César Peixoto e Prof. Doutor Jorge Castelo, da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa

Mestrado em Ciências da Educação, na área de especialização em Metodologia da Educação Física, com classificação final de Muito Bom. O júri foi constituído pelo Prof. Doutor Maurice Piéron da Universidade de Liège, pelo Prof. Doutor António Sampaio da Nóvoa da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa e pelo Prof. Doutor Melo Barreiros da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa.

Licenciatura em Psicologia, pré-Bolonha, (Ramo de Psicologia Social e das Organizações) pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada, com média final de 16 valores.

Licenciatura em Educação Física pela Universidade Técnica de Lisboa – Instituto Superior de Educação Física de Lisboa, com média final de 16 valores, classificação de Bom com Distinção.

 

OUTRAS FORMAÇÕES:

Curso de Avaliação Psicológica na Administração Pública, Instituto Nacional de Administração.

Auditor livre da disciplina de Técnicas de Análise de Dados II, do curso de Doutoramento em Psicologia do ISPA.

Pós-Graduação em Análise de Dados para as Ciências Sociais e Humanas no ISCTE com média de 17 valores.

Formação em Aconselhamento em Terapias Breves. Sociedade Portuguesa de Terapias Breves. Practicien em Programação Neuro-Linguística (PNL).

Formação organizada pela ETINCELLE e CESPE (Certificação Internacional).

Curso Avançado em Análise Estatística de Dados – Análise Multivariada para Dados Categóricos. Universidade Católica do Porto. Escola Superior de Biotecnologia.

Curso de Utilização do programa Amos pela empresa PSE, Produtos e Serviços de Estatística. Formação em Lisrel.

Curso de Intervenção Psicológica na Ansiedade e na Depressão. Departamento de Formação Permanente do ISPA.

Curso de Orientação Profissional e Vocacional. Departamento de Formação Permanente do ISPA.

SITUAÇÃO ACTUAL:

Professor Catedrático em regime de Contrato de Trabalho em Funções Públicas por tempo indeterminado, com tenure, na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, desde 1 de Junho de 2011.

Afecto ao quadro de pessoal docente do Departamento de Educação Ciências Sociais e Humanidades e membro do Laboratório de Psicologia do Desporto e do Exercício da FMH.

Vice-Presidente do Conselho Científico da FMH, membro da Comissão Executiva do Conselho Científico e das Comissões Permanentes de (1) Mestrados e Pós-graduações, (2) Avaliação e Contratações e (3) Comissão Executiva.

Docente e regente da disciplina de Pedagogia das Actividades Físicas e Desportivas do 2º ano da Licenciatura em Ciências do Desporto e de Comportamento Organizacional na Licenciatura em Gestão do Desporto.

No plano dos Mestrados:

Docente nos Mestrados de Ensino da Educação Física e do Desporto Escolar, Treino Desportivo, Psicologia do Desporto e Gestão do Desporto.

Responsável da disciplina de Formação Desportiva no Mestrado em Treino do Jovem Atleta;

Responsável da disciplina de Processos Emocionais e de Metodologia da Investigação Científica no Mestrado em Psicologia do Desporto;

Docente de Estratégias de Inclusão em Educação Física no Mestrado em Ensino da Educação Física e do Desporto Escolar e de Liderança e Relações Interpessoais no Mestrado em Gestão Desportiva.

Professor do Curso de Doutoramento em Motricidade Humana na área de especialização em Psicologia do Desporto e do Exercício.

Investigador do Centro Interdisciplinar de Estudo da Performance Humana, (CIPER), unidade de I&D inscrita na FCT, pertencendo ao grupo Self-determination. O centro de investigação foi classificado como MUITO BOM.

Investigador como colaborador do Cinamil, Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação da Academia Militar e do Centro William James, do ISPA.

Membro da Ordem dos Psicólogos (especialização em Psicologia Social e das Organizações e em Psicologia do Desporto).

Membro do Grupo de Trabalho, da Ordem dos Psicólogos, para a intervenção do psicólogo em contexto desportivo.

Presidente do Conselho Fiscal da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto.

Membro da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto.

Co-Director Científico da Pós-Graduação em Psicologia do Desporto do Instituto Português de Psicologia.