Patinagem Artística

A Patinagem Artística é uma modalidade de rara beleza que acompanha a forma de patinar com a expressão corporal acompanhada ao som de música. Em Portugal nasceu nos anos 50, mas com pouca projecção em termos federados, era mais uma modalidade recreativa em que as pessoas se inscreviam para lições querendo somente aprender e divertir-se a patinar não tendo interesse em competir.

O grande “boom” da Patinagem Artística em Portugal dá-se nos anos 70, um grande aumento do número de atletas promove também um grande aumento do número de equipas.

Na Liga de Algés pode-se dizer que a Patinagem Artística começou em 1976, apesar de nos anos 50 a Liga já possuir um professor de Patinagem Artística, Sr. António Silva, que dava aulas meramente recreativas, não havia qualquer tipo de atletas federados, e  20% da receita dessas aulas revertia a favor da Liga. Em finais de 1976 com a grande evolução da Patinagem Artística em Portugal, a modalidade chegou também às portas da Liga, onde já se praticava a patinagem recreativa com uma grande afluência, mas o objectivo era o início da prática de Patinagem Artística Federada, que só estava ao alcance de clubes de grande projecção como o Benfica e o Sporting, mas o potencial humano que a Liga tinha para iniciar esta modalidade, permitia que esta vontade não fosse só um sonho mas sim uma realidade. Em finais de 1976 foi oficializada a escola de Patinagem Artística federada da Liga de Algés.

Eis o primeiro grupo de Patinagem Artística da Liga com a treinadora e seccionistas:

Primeiro Grupo de Patinagem Artística 1976

 

 

 

A nossa Escola de Patinagem Artística


Pat Artistica 2

 

 

 

Pat Artistica 1dani

DSC_1981